sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Utilizando o dicionário - Aprendendo sobre a árvore que deu origem ao nosso país!

O texto abaixo é do gênero científico, ele traz informações sobre a Árvore Pau Brasil. 

 Leia o texto atentamente em seguida com auxílio do dicionário procure o significado da palavras que estão em destaque. 

 
Dados botânicos

Nome popular: pau-brasil
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.
Família: Caesalpiniaceae (Leguminosae)
Sub-família: Caesalpinioideae
Outros nomes populares: ibirapitanga, pau-vermelho, ibirapiranga, arabutã, brasileto, araboretam, pau-de-pernambuco.
A zona climática onde ocorre o pau-brasil é semi-árida quente (Aguiar & Pinho 1996).

Caule


Atinge até 30 m de altura e 40 a 60 cm de diâmetro em condições naturais, porém quando cultivado, o pau-brasil dificilmente ultrapassa 15 m, com diâmetro de 20 a 40 cm (Aguiar & Pinho 1996). Dois anos após plantio, pode chegar a 2 m de altura. É uma árvore de porte elegante, copa arredondada, folhas verde-brilhantes, flores em cachos amarelo-ouro, suavemente perfumadas, prestando-se como ornamental e própria para arborização urbana (Aguiar & Pinho 1996).   Apresenta fuste circular quase reto, com casca pardo-acinzentada e com muitos acúleos que diminuem sensivelmente com a idade da planta. Madeira de cerne castanho-avermelhada e alburno fino de coloração amarelada é bastante resistente e pesada, superfície lisa, galhos ascendentes longos, geralmente finos. flexíveis e com acúleos.

Folha

O primeiro par de folhas cotiledonares das plântulas apresenta folíolos opostos. Já a partir do segundo par de folhas os folíolos são alternos. As folhas do pau-brasil caracterizam-se como alternas, compostas, bipinadas (sub-dividida em pinas e estas em folíolos), de folíolos ovais e pequenos, formando folhagem densa verde-escura brilhante.

Flor

As flores estão reunidas em inflorescência do tipo cacho simples, com pétalas de coloração amarelo-ouro; sendo que uma delas, denominada vexílo ou estandarte, possui coloração vermelho-púrpura o que proporciona às flores caráter bastante ornamental.

A primeira florada em São Paulo ocorre após cinco anos do plantio, entre setembro e março. Em Pernambuco, floresce aos três anos, entre dezembro e maio. Pesquisa realizada em Moj-Guaçu, SP sobre comportamento fenológico do pau-brasil mostra que o pico da floração ocorre nos meses de setembro/outubro, com frutificação em novembro/dezembro (Aguiar 2001).

Polinização das flores 

Apresentando pétalas amarelo-ouro, com uma mancha vermelha-púrpura na pétala superior central, exalando um aroma suavemente perfumado que lembra o jasmim, a inflorescência do pau-brasil torna-se desta forma um grande atrativo para as abelhas.
Com a experiência acumulada ao longo de masi de duas décadas de pesquisa, o autor sugere que as abelhas chamadas de africanizadas (Apis melizera scutellata) , provavelmente sejam as principais responsáveis pela polinização das flores de pau-brasil.
Estas abelhas são excelentes produtoras de mel e, foram introduzidas em São Paulo em 1956. A Apis melizera scutellata é uma abelha híbrida da abelha européia (Apis melizera ligustica, Apis melizera caucasica, Apis melizera carnica) com abelha africana Apis melizera scutellata.
Outras espécies de abelhas eventualmente visitam as flores de paubrasil, entre elas a jataí (Tetragonisca angustula Latreille), a arapuá (Trigona spinipes Fabricius) e alumas vespas marimbondo.

Fruto

Vagem deiscente (que se abre quando madura liberando as sementes), espinescentes (cobertas de saliências). Em São Paulo, a maturação dos frutos ocorre entre novembro e dezembro, podendo esporadicamente ocorrer maturação em maio. Na fase de maturação, os frutos apresentam coloração amaronzada. (Aguiar et al. 2007).

Pau-brasil: radiografia do passado, presente e uma dúvida do futuro

Conforme Lima (1992) a situação atual do pau-brasil é de quase extinção (Portaria do IBAMA n. 37-N de 03/04/1992) já foi incluída na lista das espécies ameaçadas de extinção, na categoria de “em perigo (E)”. O problema torna-se ainda mais crítico se considerarmos o fato da espécie praticamente não ter sido objeto de estudos biológicos por parte dos pesquisadores. Além de não ter sido ainda estudada é pouco conhecida pela maioria das pessoas, devido, principalmente, a sua raridade.
Sua utilização hoje restringe-se ao uso na fabricação de arcos de violinos e em paisagismo. E neste ultimo caso, só em ocasiões especiais, como nas comemorações da Semana da Árvore ou ainda quando da visita ilustre de autoridades. Em 1972, a Universidade Federal Rural de Pernanbuco lança a primeira “Campanha Nacional do Pau-brasil” com o objetivo de resgatar na memória do povo brasileiro a árvore que deu nome ao nosso país.
Em 1976 foi criada em Pernambuco a Fundação Nacional do Pau-brasil e em 1977 a primeira Estação ecológica do Pau-brasil, com cerca de 1.145 hectares de mata praticamente intacta no município de Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia. A estação é mantida pela CEPLAC. Em São Lourenço da Mata (PE), também foi criada em 1988 a Estação Ecológica do Tapacurá, onde são preservadas árvores nativas de pau-brasil.
Em 1990, duas campanhas de divulgação do pau-brasil foram lançadas: a primeira, pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, SP, com o objetivo de divulgar e plantar mudas da árvore nacional em toda a região. A segunda, com o título de “Planta Brasil” lançada pela Companhia Vidraçaria Santa Marina, através da Empresa de Publicidade Contexto Propaganda. Esta campanha foi veiculada em horário nobre de rede de televisão no dia 6 de novembro de 1990.

Lei do pau-brasil, a árvore nacional

Terça Feira 12/12 – Diário Oficial (Seção I – Parte I )Brasília, dezembro de 1978.

Lei n. 6.607, de 07 de dezembro de 1978”

Declara o Pau-Brasil Árvore Nacional, institui o dia do Pau-Brasil, a dá outras providências.

Art. 1º – É declarada Árvore Nacional a leguminosa denominada Pau – Brasil (Caesalpina echinata Lam.), cuja a festa será comemorada, anualmente no dia 03 de maio, quando o Ministério da Educação e Cultura, promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie vegetal na História do Brasil.

Art. 2º – O Ministério da Agricultura promoverá, através de seu órgão especializado, a implantação, em todo Território Nacional, de viveiros de mudas de Pau-Brasil, visando à sua conservação e distribuição para finalidades cívicas.

Art. 3º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 07 de dezembro de 1978, 157º da Independência e 90º da República.

Ernesto Geisel
Alysson Paulinelli
Euro Brandão”



Nenhum comentário:

Postar um comentário