terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atividades utilizando um texto informativo sobre a árvore "Pau Brasil"

Pau Brasil

 
Uma árvore, um país. É por causa desta espécie que somos chamados de brasileiros. O pau-brasil é a única planta que batizou uma nação. Agora, ela nos surpreende mais uma vez.
  A madeira vermelha que fez história também pode guardar substâncias poderosas contra o câncer. Tão simbólica e tão ameaçada, por pouco não desapareceu de nossas florestas. Está na lista das mais ameaçadas de extinção. Folhas miúdas, tronco cheio de espinhos, vagens e flores.
  Pouca gente teve a oportunidade de ver de perto essa árvore histórica. É dentro do tronco está a maior riqueza da árvore.
  O miolo é bem vermelho, da cor de brasa, daí vem o nome: brasil. E este era o motivo da cobiça dos colonizadores.
  A árvore fornecia um corante que tinha muito valor comercial na época. O corante é extraído com muita facilidade. Basta colocar pequenas lascas da madeira na panela com água fervendo.
Texto adaptado de http://ven1.blogspot.com.br/2012/02/pau-brasil-pode-ser-grande-aliado-no.html - acesso em 02/10/2012 às 14:41
 Interpretação de texto

1) O texto traz informações sobre qual árvore?

2) Ela deu origem ao nome do nosso país que se chama?

3) Como é a descrição da árvore?

4) Como era feita a extração do corante?

Produção de texto

1) Produza um texto com no mínimo 15 linhas e no máximo 20, falando sobre a importância do Pau Brasil, na história do nosso país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário